31 de julho de 2014

Feliz dia do Orgasmo!

Tremor de pernas, calorão, pulsação acelerada, frenesi incontrolável... acertou quem identificou que se trata da descrição de um orgasmo. Mas, afinal, o que causa essa sensação máxima de prazer e de puro relaxamento durante o sexo? De onde vem? É igual nos homens e nas mulheres?


 No Dia Mundial do Orgasmo, celebrado neste 31 de julho, confira três curiosidades sobre essa "explosão" causada no nosso corpo explicadas pelo médico sexologista José Carlos Riechelmann:

 Pesquisa: 


Como são as fases do ato sexual? 

1. Desejo:

 Essa é uma fase de ativação cerebral. Sua mente identifica algo e o almeja, mas nada pode ser observado de alteração no corpo.

 2. Excitação:

 Esse capítulo depende de uma substância liberada no sistema nervoso chamada acetilcolina, que provoca uma congestão sanguínea na vagina e no pênis.

 Na mulher: ocorre também o inchamento das mamas das aréolas, dos mamilos, dos grandes lábios, da vulva, dos pequenos lábios, do útero e dos vasos sanguíneos em volta da vagina — esse inchamento causa o aumento da profundidade da vagina, que, na verdade, é o mesmo mecanismo que aumenta o tamanho do pênis. Só que o pênis é do corpo para fora, e a vagina é do corpo pra dentro.

 No homem: existe o inchamento dos mamilos e dos testículos (que se elevam e ficam pendurados por um músculo chamado cremaster) e do pênis (que aumenta de tamanho do corpo pra fora). 

3. Orgasmo:

 Com o acontecimento do orgasmo, ocorre uma "marcha ré" nesses fenômenos todos descritos no item anterior. Há a liberação de noradrenalina, que provoca a contração dos vasos e, consequentemente, o esvaziamento da congestão. Ou seja, os órgãos murcham.

Nenhum comentário:

Postar um comentário